Voluntários AIG vão à escola para falar sobre mercado de trabalho e carreira

Data de publicação 15.04.2018
Topic Press Releases

AIG

Como parte do Mês Global do Voluntariado, em parceria com a ONG Junior Achievement, estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Oswaldo Aranha tiveram uma aula diferente na manhã de 12 de abril, quinta-feira: 23 voluntários da AIG se dividiram em cincos salas de aula, das 7:00 às 12:15, para falar com mais de 150 alunos sobre vida profissional e planejamento de carreira. O grupo de voluntários foi formado pelos diretores da AIG, funcionários, e as jornalistas convidadas Danielle Brant (Folha de S. Paulo) e Kelly Lubiato (Revista Apólice).

As aulas abordaram temas como o mercado de trabalho, liderança, cursos para a continuidade dos estudos, ética, competências e habilidades, como montar o currículo, como portar-se na entrevista, dar e ouvir feedback. Voluntários e alunos trocaram experiências em atividades dinâmicas elaboradas pelos próprios funcionários, com base na metodologia Junior Achievement.

"Essa manhã na escola foi um ótimo aprendizado. Ao mesmo tempo em que pudemos compartilhar nossas experiências individuais e incentivar os alunos a se desenvolverem e irem atrás de seus sonhos, também trouxemos conosco lições vindas dessa troca", conta Fabio Oliveira, CEO. "São atividades como essas que nos fazem crescer como seres humanos e contribuir com o desenvolvimento e transformação do país", completa.

Para que todos estivessem preparados para as aulas, os voluntários organizaram-se em grupos, para prepararem as aulas. "Além da troca e doação à comunidade, o voluntariado é uma ótima ferramenta de integração entre as pessoas da companhia", afirma Lúcio Mocsányi, Superintendente de Comunicação Corporativa.

Experiência de uma ex-aluna

Paula Sales, atualmente na AIG como Jovem Aprendiz no Administrativo, participou da ação, visitando as cinco salas para compartilhar com os estudantes como tem sido sua experiência na companhia. Paula conheceu a AIG por meio da atividade de voluntariado realizada em 2017 em sua escola, também em parceria com Junior Achievement. Após ter se destacado na sala de aula, foi convidada, ao lado de outros estudantes, a passar um dia em nosso escritório, no programa Empresário Sombra por um Dia, sendo, enfim, selecionada no Programa de Aprendizagem. Hoje Paula curso o primeiro ano universitário de Comércio Exterior.

Um pouco da atividade, sob a perspectiva dos voluntários:

"Foi sensacional. Claro que fica aquela sensação de "podia ter feito mais", "poderia ter feito aquilo diferente", mas isto é parte do aprendizado. O importante, como sempre digo, é ter a chance de plantar as sementes. Uma que germine já faz toda a diferença na vida de uma pessoa", Luiz Ricardo Almeida, COO.

"Achei uma experiência única, e me surpreendeu o envolvimento dos alunos com o tema. Gostaria de agradecer a oportunidade!",
Renata Costa, Auditoria Interna.

"Saí da sala com um sentimento de gratidão e de aprendizado mútuo, pois aprendi bastante com eles também. Outro ponto positivo foi a integração; pude conhecer melhor os colegas AIG e ter a oportunidade de atuar junto de alguma forma",
Thaís Valete, Marine.

"Para mim foi como entrar na máquina do tempo, lembrei da minha época de 2º colegial! Acredito que trouxemos uma grande contribuição para o futuro dos alunos",
Henrique Reis, CPS Operações.

"A preparação da aula não foi fácil, cheguei a ficar nervoso. Já a execução foi totalmente o oposto, o grupo e a classe me deixaram totalmente confortável, e o ambiente foi estimulante. Me surpreendi com o momento e o feedback de todos que estavam em volta. Compensou com sobra a ansiedade do dia anterior",
André Buonanotte, Sinistros.

"Foi uma experiência muito enriquecedora, desde a reunião com a Jr. Achievement para entender a ação, passando pelos encontros que nosso grupo realizou para organização da apresentação, até a sinergia com os alunos, a qual foi fator fundamental para conseguirmos transmitir a mensagem com sucesso da ação. Espero colaborar em novas oportunidades", Rogério Oliveira, Marine.

"Acredito que conseguimos despertar o interesse deles para algumas coisas e dar uma ideia mais concreta de como construir suas carreiras. Mas para mim, acima de tudo, foi extremamente gratificante e um aprendizado enorme",
Daniel Santos, Sinistros.

"A experiência foi sensacional! Os alunos foram participativos e interessados. Contribuíram com suas experiências e enriqueceram a troca com os voluntários", Augusto Assis, Head de Sinistros.

"Realmente foi muito gratificante poder colaborar um pouco, com o desenvolvimento e entrada dos jovens no mercado de trabalho. Foi muito bom trabalhar junto com os demais integrantes da equipe, na preparação da aula, a vivência conjunta e a satisfação final pela qualidade do resultado entregue",
Cristian Achurra, Combined.

"Foi uma experiência enriquecedora. Alguns alunos nos procuraram ao final para agradecer pessoalmente e dizer que muito do que levamos a eles não tinham sequer ouvido falar. Se conseguimos plantar uma sementinha que seja neste grupo todo, o trabalho já terá valido a pena",
Marta Canzian, Collections.

"A experiência de participar como voluntário AIG 2018 no programa Conectado com o Amanhã foi uma oportunidade de retornar à sala de aula. Foi extremadamente enriquecedor entender as inquietações dos adolecentes e notar como esta ação social pode transformar positivamente a visão deles a respeito das oportunidades no mercado de trabalho", Francisco Espinoza, CFO.

Funcionários da AIG na preparação para a aula
Funcionários AIG de diferentes áreas e cargos unem-se a jornalistas convidadas para visita e aula aos alunos da EE Oswaldo Aranha