09 APRIL 2016

Seguro de crédito ganha destaque no Agronegócio

Contato: Mariangela Morenghi, +55 11 3809-6892, mariangela.morenghi@aig.com

Lúcio Mocsányi, +55 11 3809-7835, lucio.mocsanyi@aig.com

SEGURO DE CRÉDITO GANHA DESTAQUE NO AGRONEGÓCIO

São Paulo (09 de abril de 2016) – Em um ano marcado pela elevação da inadimplência no mercado brasileiro, alguns setores se esforçam para se precaver destes passivos. O agronegócio é um dos segmentos que enxergam o seguro de crédito como ferramenta para controlar os déficits, passando a empregar o produto como garantia de fluxo de caixa.

O seguro de crédito vem ganhando notoriedade no mercado brasileiro nos últimos anos. De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), esse ramo cresceu 15% em 2015. “Se por um lado, o estímulo ao crédito sofre com frequentes idas e vindas, o distribuidor rural precisa se resguardar quanto aos possíveis débitos de seus clientes para se manter competitivo no setor e dar vazão à produção de insumos, defensivos e bens de capital, ainda mais em um cenário complexo pelo qual passamos”, analisa Hugo Carson, Responsável pela área de Seguro de Crédito da AIG Brasil.

A AIG é um exemplo do incremento dessa carteira no mercado segurador. Em 2015, a Companhia registrou crescimento na ordem de 30% em relação a 2014, segundo dados regulados pela Susep.

Além de proteger as empresas agrícolas, tanto de produção como distribuição, contra a inadimplência, a apólice do seguro de crédito cobre perdas que possam ser causadas pela eventual falência dos devedores. “Quando o cliente do segurado não cumpre com os deveres financeiros, a seguradora indeniza o valor estabelecido na apólice. É a garantia que o credor precisa para se manter competitivo no mercado e com capital de giro saudável”, explica Carson.

Contratação do seguro. Em geral, os potenciais riscos são calculados por meio de análises de crédito, desempenho da empresa, suas finanças e pontualidade de pagamento aos fornecedores. Assim, a seguradora define a classificação dos riscos maiores, conhecendo os detalhes operacionais de cada um deles, sempre envolvendo um corretor nas transações.

“Um fator diferencial na operação da AIG é que o cliente fica com o ‘poder da caneta’ atrelado à cobertura não cancelável, ou seja, ele mesmo pode incluir na apólice o risco, de acordo com sua política de crédito interna, mantendo-se durante a operação de venda, sem a preocupação de que determinado crédito possa ser cancelado durante a vigência do programa, exceto nas hipóteses expressamente previstas nas Condições Contratuais”, conclui o executivo.

A American International Group, Inc. (AIG) é uma das organizaões líderes no mercado securitário internacional. Fundada em 1919, hoje em dia oferecemos uma ampla gama de seguros de responsabilidade civil e patrimoniais, produtos de aposentadoria, seguros hipotecários e outros serviços financeiros à clientes em mais de 100 países e jurisdições. A diversidade de produtos e serviços que oferecemos ajudam pessoas físicas e jurídicas a protegerem seus ativos, gerenciarem seus riscos e se planejar aposentaria com segurança. As ações da AIG são cotadas nas bolsas de valores de Nova Iorque e de Tóquio.

Informações adicionais sobre a AIG em www.aig.com e www.aig.com/strategyupdate  | YouTube: www.youtube.com/aig | Twitter: @AIGInsurance | LinkedIn: http://www.linkedin.com/company/aig. Estas referências, com infomações adicionais sobre a AIG, foram incluidas a título de colaboração e a informação contida nesses sites não estão incorporados a este press-release como referências.

AIG é o nome comercial das operações globais de seguros patrimoniais e de responsabilidade civil, vida e aposentadoria e seguros em geral da American International Group, Inc. Para obter mais informações, visite nosso website no endereço www.aig.com. Todos os produtos e serviços são executados ou fornecidos por subsidiárias ou afiliadas da American International Group, Inc. É possível que nem todos os produtos ou serviços estejam disponíveis em todos os países e a cobertura do seguro é regida pelo próprio texto da apólice. Certos produtos e serviços que não sejam relacionados a seguros podem ser oferecidos por provedores de serviços independentes. É possível que determinadas coberturas patrimoniais e de responsabilidade civil sejam oferecidas por uma seguradora de linhas excedentes. Geralmente, as seguradoras de linhas excedentes não participam dos fundos de garantia do estado e, portanto, não são protegidas por tais fundos.

Garantido por AIG Seguros Brasil S/A. CNPJ 33.040.981/0001-50

I– “A aceitação do seguro estará sujeita à análise do risco”;

II – “O registro deste plano na SUSEP não implica, por parte da Autarquia, incentivo ou recomendação a sua comercialização”; e

III – “O segurado poderá consultar a situação cadastral de seu corretor de seguros, no site www.susep.gov.br, por meio do número de seu registro na SUSEP, nome completo, CNPJ ou CPF”.

Central de Atendimento AIG 24 horas: 0800 726 6130

Atendimento AIG a Deficientes Auditivos: 0800 724 0149

Ouvidoria (2ª a 6ª-feira, das 9h às 18h): 0800 724 02 19

www.aig.com.br