Pular navegação

04 FEBRUARY 2016

AIG Brasil cresce 30% no Seguro de Crédito

AIG Brasil cresce 30% no Seguro de Crédito

Contato: Juliana Palavras,
+55 11 3809-6892,
juliana.palavras@aig.com

Lúcio Mocsányi,
+55 11 3809-7835,
lucio.mocsanyi@aig.com

São Paulo (04 de fevereiro de 2016) – A American International Group, Inc. (AIG), uma das organizações líderes no mercado securitário internacional e que presta serviços em mais de 100 países e jurisdições, continua incrementando sua atuação no segmento de crédito. Em 2015, a Companhia registrou crescimento de 30,6% na carteira do produto com relação a 2014, segundo dados regulados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Somente sobre o seguro de crédito exportação, o incremento foi ainda mais acentuado, de 61,7%, enquanto as apólices domésticas cresceram 28,6%, números acima dos registrados pelo mercado, que revelou um avanço geral de 15,1% - alta de 56,3% no seguro de crédito exportação e 8,5% no doméstico.[1]

Com o cenário econômico mais complexo, a procura por créditos e financiamentos aumenta, sobretudo na esfera corporativa, elevando também os riscos de a conta não ser paga. De acordo com levantamento da Serasa Experian, o Brasil tem hoje cerca de quatro milhões de empresas negativadas, o maior índice já registrado desde que o levantamento foi criado, em 2014.[2]

O seguro de crédito passa a funcionar como mecanismo de garantia para o credor. Além de proteger as empresas contra essa inadimplência, a apólice cobre possíveis perdas que possam ser causadas pela eventual falência dos devedores. “Quando o cliente do segurado não cumpre com os deveres financeiros, a seguradora indeniza o valor estabelecido na apólice. É a garantia que o credor precisa para se manter competitivo no mercado e com capital de giro saudável”, explica Hugo Carson, Responsável pela área de Seguro de Crédito da AIG Brasil.

Fatia de mercado. A AIG Brasil responde hoje por 13% das movimentações do seguro de crédito, sendo a quarta seguradora desse mercado.[3]

Índice de sinistralidade.
A AIG apresenta também um dos menores índices de perdas do mercado, o chamado loss ratio. Segundo Hugo Carson, a expertise global e a solidez financeira da empresa permitem uma operação qualificada.[4] “Contamos com profissionais altamente conhecedores do mercado de crédito, o que nos traz um olhar estratégico e especializado que vai além do conhecimento técnico”.

Gráfico AIG 96%  | 116% Mercado

Contratação do seguro.
Em geral, os potenciais riscos são calculados por meio de análises de crédito, desempenho da empresa, suas finanças e pontualidade de pagamento a fornecedores. Assim, a seguradora define a classificação dos riscos maiores, conhecendo os detalhes operacionais de cada um deles. “O grande diferencial na operação da AIG é que o cliente fica com o ‘poder da caneta’ atrelado à cobertura não cancelável, ou seja, ele mesmo pode incluir na apólice o risco, de acordo com sua política de crédito interna, estando segurado durante a operação de venda, sem a preocupação de que determinado crédito possa ser cancelado durante a vigência do programa, exceto nas hipóteses expressamente previstas nas Condições Contratuais”, ressalta Carson.

As apólices da AIG têm validade de 12 meses e empresas de todos os tamanhos podem adquirir a proteção. O preço da cobertura varia de acordo com o setor em que a empresa atua e o histórico de inadimplência, além do volume a ser segurado.

[4] Fonte: SUSEP (http://www.susep.gov.br/)

DISCLAIMER

-----------------------------------------------------------------------------------------

Garantido por AIG Seguros Brasil S/A. CNPJ 33.040.981/0001-50

I– “A aceitação do seguro estará sujeita à análise do risco”;

II – “O registro deste plano na SUSEP não implica, por parte da Autarquia, incentivo ou recomendação a sua comercialização”; e

III – “O segurado poderá consultar a situação cadastral de seu corretor de seguros, no site www.susep.gov.br, por meio do número de seu registro na SUSEP, nome completo, CNPJ ou CPF”.

Ouvidoria: 0800-724-0219.

 

Processos SUSEP:

Crédito Interno (Processo SUSEP nº: 5414.000346/2010-01)

Crédito à Exportação (Processo SUSEP nº: 15414.005103/2011-32)

 

FIM

-----------------------------------------------------------------------------------------

Sobre a AIG

A American International Group, Inc. (AIG) é uma das organizações líderes no mercado securitário internacional que presta serviços em mais de 100 países e juridições.  As empresas da AIG atendem clientes comerciais, institucionais e individuais por uma das maiores redes internacionais de seguros de propriedade e de acidentes no setor de seguradoras. Além do mais, as empresas da AIG são líderes no fornecimento de seguros de vida e serviços de aposentadoria nos Estados Unidos. As ações da AIG são cotadas nas bolsas de valores de Nova Iorque e de Tóquio.

Informações adicionais sobre a AIG em http://www.aig.com.br | YouTube: www.youtube.com/aig | Twitter: @AIGInsurance | LinkedIn: http://www.linkedin.com/company/aig  

AIG é o nome comercial das operações globais de seguros de patrimônio e de responsabilidade civil, vida e aposentadoria e seguros em geral da American International Group, Inc. Para obter mais informações, visite nosso website no endereço www.aig.com. Todos os produtos e serviços são executados ou fornecidos por subsidiárias ou afiliadas da American International Group, Inc. É possível que nem todos os produtos ou serviços estejam disponíveis em todos os países e a cobertura do seguro é regida pelo próprio texto da apólice. Certos produtos e serviços que não sejam relacionados a seguros podem ser oferecidos por provedores de serviços independentes. É possível que determinadas coberturas de patrimônio e de responsabilidade civil sejam oferecidas por uma seguradora de linhas excedentes. Geralmente, as seguradoras de linhas excedentes não participam dos fundos de garantia do estado e, portanto, não são protegidas por tais fundos.

Procure a noticia desejada